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O Endemoniado Gadareno | Quem Eram os Gadarenos | Estudo Bíblico

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Nos Evangelhos de Mateus 8:28-34, Marcos 5:1-20, e Lucas 8:26-39, encontramos a história do endemoniado Gadareno. Um homem que estava fortemente aprisionado pelas forças do mal.

Ainda que muitos tentem negar a existência de um “reino” maléfico, organizado, que tem como único objetivo causar sofrimento aos seres humanos, essa passagem do endemoniado Gadareno nos deixa claro e evidente que há, de fato forças invisíveis que lutam contra o propósito divino na terra.

Pelo texto dos três Evangelhos, nós temos essa descrição detalhada da situação terrívelem que esse homem se encontrava. Talvez a pergunta que surja dessa passagem, e que não está muito clara no texto, seria, “como ele chegou a uma condição tão miserávelcomo esta?”

Quem era o endemoniado Gadareno? Será que a cidade em que morava contribuiu de alguma forma para que o mal se apoderasse dele? Acompanhe conosco neste estudo bíblico, a resposta para essas e ainda mais outras questões.

A cidade de Gadara

No tempo de Jesus, Gadara fazia parte de uma confederação de dez cidades (Damasco, Filadélfia, Rafana, Citópolis, Gadara, Hipos, Díom, Pela, Galasa (Gerasa) e Canata), chamada de Decápolis, que eram centros da cultura Helênica, povoadas por elementos de língua e cultura Grega, em meio a uma região de povos Semitas, os Judeus, Nabateus e Sírios.

Os Gadarenos são um remanescente dos antigos Girgaseus (cidade dos gigantes Anaquins e Refains), por isso em alguns manuscritos do Evangelho de Mateus, Marcos e Lucas, encontramos o termo Gergesenos/Gerasenos.

Quando o SENHOR teu Deus te houver introduzido na terra, à qual vais para a possuir, e tiver lançado fora muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus [גִּרְגָּשִׁי Girgashi]…
Deuteronômio 7:1

O manuscrito de Mateus em Hebraico, de DuTillet usa o mesmo nome de Deuteronômio 7:1, no plural, גירגשיים Girgashim (Girgaseus) , para descrever quem eram os Gadarenos.

Os Girgaseus são descendente de Cão, filho de Noé, da parte de seu neto Canaã, conforme lemos em Gênesis 10:15-16.

E Canaã gerou a Sidom, seu primogênito, e a Hete;
E ao jebuseu, ao amorreu, ao girgaseu,
Gênesis 10:15,16

De forma similar ao texto da Torá, em Deuteronômio 7:1, o Evangelho de Mateus em Hebraico também usa o termo בארץ “baérets” “na terra” [dos Gadarenos/Girgaseus], quando Jesus vai para o outro lado do mar da Galileia:

Quando o SENHOR teu Deus te houver introduzido na terra [בארץ baérets]… os girgaseus [גִּרְגָּשִׁי Girgashi]…
Deuteronômio 7:1

Tendo ele chegado à outra banda, à terra [בארץ baérets] dos gadarenos [גירגשיים Girgashim]…
Mateus 8:28

Jesus estava seguindo os passos de Josué, conquistando a terra que foi prometida a AbraãoIsaque e Jacó, mas agora com armas diferentes, em uma verdadeira batalha espiritual, já havia derrubado as muralhas de Jericó, com a conversão de Zaqueu, e a cura do cego Bartimeu.

Mas era a hora dos “espíritos” dos antigos Girgaseus finalmente serem “derrotados”, começando a expulsar os “deuses” que por longo tempo eles vinham servindo.

Matar roubar e destruir

Marcos e Lucas, que seguem um estilo próprio de narrar a vida de Jesus, com mais detalhes que Mateus, relatam que um homem, o endemoniado Gadareno, se aproximou do Mestre, assim que Ele desceu do barco, às margens do lago de Tiberíades.

Mateus conta que eram dois homens endemoniados.

Apesar das diferenças nas narrativas dos Evangelhos, há também muitas similaridades nas três descrições registradas em Mateus, Marcos e Lucas. Nas três narrativas, podemos ver o diálogo que ocorreu entre Jesus e os espíritos malignos.

Porém, cada um dos três evangelistas trouxeram perspectivas únicas sobre essa incrível batalha.

  1.  Em Mateus nós  aprendemos que os espíritos impuros tornavam o endemoniado Gadareno extremamente antissocial. Isto é indicado pelo fato de que não vivia na cidade, mas em um túmulo (morte social);
  2. Marcos enfatiza que este homem não podia ser contido, nem preso nem mesmo por correntes, pois ele as fazia em pedaços (roubo da sanidade);
  3. Lucas nos mostra que os demônios tornaram o Gadareno em um homem imoral. Ele não usava roupas, e estava nu por muito tempo (destruição da moral).

Essas três descrições nos remetem para as três desgraças que são características das forças do mal:

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir…
João 10:10

Cidade capturada

O interessante dessa passagem, é que o personagem do qual tratamos ficou conhecido como o endemoniado Gadareno, pois era oriundo da cidade de Gadara.

Gadara ficava em uma posição estratégica, sobre um monte, da região montanhosa que fica próxima do mar de Kineret (onde Jesus acalmou a tempestade). De lá pode-se também descer facilmente para a região do vale do rio Jordão, controlando duas rotas comerciais.

Foi por isso que os Gregos Ptolomeus (da dinastia de um dos Generais de Alexandre “o grande”), se estabeleceram ali, capturando a cidade durante o tempo em que dominaram a Palestina, misturando-se com o povo daquelas terras, por volta do ano 200 antes de Cristo.

Eles construíram uma muralha para defender a cidade da guerra que ocorreria contra os Gregos da dinastia de outro ex-General de Alexandre, no caso, agora contra os Selêucidas, que com a ajuda de elefantes, destruíram a muralha e capturaram a cidade.

Em 167 antes de Cristo, o rei Selêucida, Grego, Antíoco Epifânio, que controlava toda a terra de Israel, ofereceu a “oferta da desolação” no Templo de Jerusalém, um porco, como sacrifício, ofendendo profundamente os Sacerdotes dos Judeus.

Com isso começou a revolta dos Macabeus e em torno do ano 100 antes de Cristo, o líder dos Judeus Asmoneus, Alexandre Janeu, cercou Gadara e a capturou depois de dez meses.

Depois, em 64 antes de Cristo, os Romanos, com o General Pompeu, passaram a dominar a Palestina, e a Gadara. Segundo Flávio Josefo (Guerras, pg. 1396), no ano 30 antes de Cristo, o imperador Romano Augusto deu Gadara para o controle de Herodes, que agiu como um tirano, contra os homens da cidade.

Muitos, com medo da loucura de Herodes, cortaram suas gargantas ou se jogaram em precipícios. Foi somente após a morte de Herodes, em 4 antes de Cristo, que Gadara ficou semi-independente, e passou a fazer parte da Decápolis.

O endemoniado gadareno

Quando olhamos para a história de Gadara, vemos como muitas vezes essa cidade foi invadida, capturada e conquistada. E as mazelas da guerra trazem consequências psicológicas e espirituais terríveis para a população dos locais onde acontecem as batalhas.

Não havia direitos humanos naquela época, e os homens praticavam muitas maldades, que hoje seriam classificadas como crimes de guerra.

Era tudo que os “espíritos do mal” desejavam, para expor toda a sua maldade, o seu caráter perverso e destruidor. A cidade caía capturada, porque os próprios coraçõesdessas civilizações estavam capturados, presos e acorrentados pelos demônios, que eles mesmos cultuavam na sua religião pagã.

É por isso que o manuscrito de Shem Tov, usa em Hebraico, para descrever “os Gadarenos”, o termo אחוזי “achuzey”, que significa “tomado/capturado“.

Peshitta traz os termos אֲחוּזֵי-שֵׁדִים “achuzey shedim”, “capturados por demônios“. O endemoniado Gadareno tinha sido capturado pelos espíritos imundos, e ele se tornou a alegoria dos próprios habitantes da cidade, que também estavam espiritualmente tomados pela influência pagã da religião Greco-Romana.

Vieste nos atormentar antes do tempo?

Logo que o Endemoniado Gadareno se aproxima de Jesus, a batalha espiritual se incia. Mas eles não podem resistir ao poder do Mestre, e caem de joelhos diante Dele.

E, quando viu a Jesus, prostrou-se diante dele, exclamando, e dizendo com grande voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Peço-te que não me atormentes.
Lucas 8:28

Ao que parece, esses espíritos do mal não entendiam o motivo de Jesus ter ido à Gadara, um local “esquecido”, que ninguém nunca se importou, que estava a tanto tempo debaixo da autoridade “deles”, que mantinham controle total e faziam o mal que quisessem naquelas terras tantas vezes destruídas.

Por isso achavam que Jesus vinha para julgá-los antes do tempo previamente estabelecido. Esses espíritos do mal sabiam o que está reservado para eles, no dia do juízo.

Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo;
2 Pedro 2:4

Marcos relata que eles pediram para não serem expulsos daquela província:

E rogava-lhe muito que os não enviasse para fora daquela província.
Marcos 5:10

Mas Lucas, com mais detalhe nos informa que eles temiam ser lançados no abismo:

E rogavam-lhe que os não mandasse para o abismo.
Lucas 8:31

O abismo é um lugar de sofrimento, que aparece no livro do apocalipse:

E o quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo.
Apocalipse 9:1

E eles sabiam que Jesus tinha o poder de julgá-los e lançá-los no abismo, porque Jesus é o Eterno!

Por que os demônios queriam os porcos?

Gadara era uma cidade que adotou a religião Greco-Romana, e havia um templo dedicado ao deus Zeus, na cidade. Na religião Romanao animal sagrado era o porco, que após morto e oferecido, tinha a sua carne vendida nos mercados.

Os demônios rogavam-lhe: Se nos expeles, envia-nos para a manada de porcos.
Mateus 8:31

Aqueles porcos seriam oferecidos no templo pagão que existia naquela cidade. O povo sacrificava ao deus dionísio, o deus do vinho e da impureza sexual. Nesse culto, os habitantes de Gadara se embriagavam e tinham relações sexuais imorais, onde os espíritos impuros teriam nova oportunidade de capturar mais vidas.

Por isso eles pedem para habitar nos porcos. Mas até mesmos os porcos tiveram mais “bom senso”, do que os homens daquela cidade, não permitindo ser habitação de demônios, mas se lançaram ao mar.

Com a morte dos porcos, Jesus estava permitindo que o instrumento, ou ainda melhor, que a “oferta” usada nos sacrifícios pagãos e abomináveis, fosse destruída.

Jesus expulsava os demônios, juntamente com os animais usados como ofertas, a esses mesmos espíritos imundos.

Disse-lhes Jesus: Ide. Tendo eles saído, passaram para os porcos; toda a manada precipitou-se pelo declive no mar, e ali se afogaram.
Mateus 8:32

O suicídio dos porcos

Os homens da cidade ficaram furiosos com Jesus, pois o “suicídio” em massa dos porcos, trouxe um grande prejuízo financeiro, justamente em um “bem precioso para o culto pagão”, pois servia-se a carne desses animais, e juntamente praticava-se a imoralidade homossexual da religião Greco-Romana.

Essas relações homossexuais eram um convite a novas possessões malignas. Jesus em si não tinha nada contra os porcos, nem mesmo no aspecto da Lei dietética dada aos Judeus, pois o povo de Gadara era Gentio.

Não há nada de errado em um Gentio se alimentar com os porcos, pois essa proibição era parte da Lei que protegia os Sacerdotes e os Levitas do Templo de Jerusalém, contra qualquer tipo de possibilidade de contraírem doenças causadas por germes e vermes, que ocasionalmente poderiam se alojar na carne dos animais considerados impuros.

Mas ainda assim, essa exigência era em relação ao Judeu, quando entrasse no Templo. Dos Gentios, nada de errado, pois a Torá não exigia que um Gentio seguisse toda a Lei, da forma como os Judeus seguiam.

O problema estava no empoderamento que as pessoas davam e ainda dão a certas coisas, objetos ou animais. Que neste caso, era para retroalimentar a prática de culto aos demônios e as relações sexuais proibidas a todos os povos, inclusive para os Gentios.

O endemoniado Gadareno é liberto

E foram ter com Jesus, e viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentadovestido e em perfeito juízo, e temeram.
Marcos 5:15

Jesus veio para desfazer as obras de satanás, e por isso, o ex-endemoniado Gadareno:

  1. Foi ressuscitado socialmente (assentado junto com Jesus e seus discípulos);
  2. Estava com sua moralidade restituída (vestido); e
  3. de volta à sanidade (em perfeito juízo).

Os habitantes de Gadara se importaram mais em manter o estilo de vida pecaminoso, do que se alegrar com a libertação do Gadareno.

Jesus mesmo, não pôde permanecer em Gadara, por isso deixou um representante que daria o seu testemunho próprio, o primeiro missionário aos Gentios, constituído pelo próprio Senhor.

Agora o ex-endemoniado Gadareno poderia proclamar, que nele se cumpriu o que havia sido dito pelos Salmos:

Pois quebrou as portas de bronze, e despedaçou os ferrolhos de ferro.
Os loucos, por causa da sua transgressão, e por causa das suas iniqüidades, são aflitos…

Então clamaram ao Senhor na sua angústia, e ele os livrou das suas dificuldades.
Salmos 107:16-19

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